Meu maior exemplo feminista

Apesar de sempre levantar a bandeira do feminismo e saber da importância dele na minha vida, muitas vezes eu senti que ele estava muito distante de mim. Longe, quase inalcançável, dentro de um livro empoeirado guardado em uma prateleira alta de alguma biblioteca. Nos últimos tempos, li muita coisa, aprendi novas teorias, conheci mulheres que me mostraram como o feminismo está presente em nossas vidas em todos os momentos. Mas só agora percebo que o feminismo na mais pura forma está (e sempre esteve) muito perto de mim, morando comigo na mesma casa.

Está nela que, sem nenhuma teoria, sem ter frequentado universidades e sem ter lido as grandes escritoras feministas, na simplicidade dos seus próprios pensamentos me ensinou que eu posso ser o que eu quiser, que devo seguir as minhas próprias vontades e correr atrás da minha felicidade, ao invés de buscá-la em outras pessoas. Que não preciso estar acompanhada de um homem para ser completa, que devo primeiro amar a mim mesma, que posso escolher ficar sozinha para sempre ou casar e ter 5 filhos, tanto faz, o que importa é estar no comando da minha vida e ser feliz sempre. Então, me desculpem Simone de Beauvoir e Virginia Woolf, mas o meu maior exemplo de mulher, meu maior exemplo de feminista é a minha mãe.

Deixe um comentário

